terça-feira, 2 de outubro de 2012

ALUNOS DO FERNANDO AMOS SE CLASSIFICAM PARA ETAPA ESTADUAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012



Na segunda-feira, 24, Bragança Paulista conheceu seus quatro representantes na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, competição nacional, organizada pelo Ministério da Educação em parceria com várias entidades.

Em sua 3ª edição, o concurso nacional de redação ofereceu oportunidade para todas as escolas públicas do país participar de oficinas de produção de textos com material específico voltado para quatro categorias textuais.

Alunos do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental participaram produzindo poemas; do 7º ao 8º, memórias literárias; do 9º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio, crônicas; e do 2º ao 3º do Ensino Médio, artigos de opinião. Foram mi lápis de inscrições por todo o Brasil.

Na categoria poema, Luiza Ramos Baiarde, matriculada no 5º ano, na Escola Municipal Profª. Creusa Gomes Azevedo, aluna da professora Cristiane Alves de Mira, se consagrou campeã com o poema Minha Cidade.   Já nas categorias memórias literárias, crônicas e artigos de opinião estudantes da Escola Estadual Dr. Fernando Amos Siriani, conquistaram o 1° lugar.  Cauane Quintino de Godói (memórias), Daniel da Silva Pinto (crônicas) e Fernanda Augusta Silva Gazzaneo (artigo de opinião), alunos da professora Andreia Ap. Catadori Rua Castilho estão na etapa estadual .

A professora Cristiane Alves disse à reportagem que o trabalho foi mui to gostoso e produtivo para os alunos, que tiveram que lançar um novo olhar para a cidade onde vivem, com o papel de poeta. Para ela a maior dificuldade foi a primeira produção, fazer os alunos colocarem as ideias no papel .
Luíza Baiardi contou que adorou participar da olimpíada, está mui to feliz com o resultado e mesmo que não seja a campeã estadual já valeu a pena o fato de ter participado.

Na Escola Fernando Amos, a professora Andreia apontou que sua maior dificuldade foi selecionar os melhores textos para enviar à comissão julgadora escolar. “Havia muitos textos lindos, dentro das exigências do concurso, bem produzidos, mui to trabalhados, foi difícil selecionar apenas dois por categoria”.

Daniel da Silva Pinto, autor da crônica “Ninguém Merece...”, disse que foi inspirado por Deus.  “Eu estava escrevendo e não saía nada de interessante, aí pedi a Deus que me ajudasse a escrever um texto legal”. O aluno diz que se sente mui to feliz e privilegiado por ter ficado em primeiro lugar entre tantos textos bons que foram produzidos na sua escola.

Cauane Quintino de Godói escreveu sobre as memórias da própria professora, e disse à reportagem que esta foi uma oportunidade única, na qual aprendeu muito e da qual adorou ter participado.
Fernanda Augusta Silva Gazzaneo, disse que esta foi mais uma realização pessoal , ficou surpresa com o resultado e se sente muito honrada em poder levar o nome da escola e da cidade para a etapa estadual . “O texto não foi difícil de escrever. Fiz uma pesquisa intensa, levantando informações sobre a questão polêmica e sobre um patrimônio histórico belíssimo de 118 anos, com uma história repleta de auges e fracassos. A única dificuldade foi encaixar tanta informação dentro do limite de caracteres exigidos pelo regulamento (4.200), tendo de fazer mudanças e cortes em quase todos os parágrafos."

Na 2ª edição da Olimpíada, em 2010, duas alunas da Fernando Amos, Larissa Souza Lima e Jéssica da Silva Santos, alcançaram o primeiro lugar e também representaram Bragança na etapa estadual , nas categorias crônicas e memórias literárias.

Sendo assim, a E. E. Dr. Fernando Amos Siriani, parabeniza seus alunos por esta brilhante participação, e ressalta que este é o resultado de um trabalho comprometido e gabaritado com a educação de nossos jovens.

FONTE: JORNAL EM DIA (ADAPTADO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário